30 de outubro de 2011

Manual de Sobrevivência da Noiva

Ser noiva é uma delícia mas nem sempre é algo fácil. Casar é caro, envolve muito planejamento e a organização de um evento para dezenas ou centenas de pessoas (algo ao qual a maioria de nós não está habituada), e não é tão fácil como dizem por aí...

Por isso, após alguns meses imersa nesse mundo das noivas e casamentos, aprendi algumas coisas que compartilharei com vocês. Na primeira parte do Manual de Sobrevivência da Noiva, dediquei-me a listar aquilo que toda noiva deveria saber assim que decidisse iniciar o planejamento de seu casamento.

10 coisas que toda noiva precisa saber...

. Uma vez que decida organizar o seu casamento, é preciso definir algumas coisas importantíssimas como o estilo do casamento, o quão grande ou pequeno ele será - se pretendem convidar 50, 100 ou 500 pessoas; data (dias de semana e domingos costumam ser menos concorridos e, portanto, há mais profissionais disponíveis e os preços de aluguel costumam ser mais em conta) e horário (isso determina gastos com iluminação, por exemplo); se irão casar em um templo religioso ou salão de festas; se será bolo com champagne, brunch, coquetel, jantar, etc. É preciso desde o princípio, visualizar o que desejam, para poderem começar a cotar os serviços e definir se o orçamento previsto - logicamente todos temos um teto, um limite para gastar nisso tudo - dá conta do sonho ou não. Muitas vezes será preciso adaptar e colocar os pés no chão para fazer boas escolhas. Lembrando que o sucesso e a beleza de um casamento não dependem necessariamente do quanto você gastou ou se vai realizá-lo ou não no lugar da moda, o que realmente marca é o carinho dos noivos no planejamento de tudo e uma boa organização.


. Começar a pesquisar com antecedência é muito importante. Mesmo que haja pessoas que decidem se casar e o fazem em poucos meses, quando dispomos de mais tempo podemos conhecer mais fornecedores, participar dos eventos direcionados a noivas e festas e, portanto, as possibilidades de economizar são um pouco maiores. Assim como também é possível realizar parcelamentos, e negociar mais os preços.

. Para definir o tamanho da festa e ficar mais fácil pedir orçamentos em buffets, casas de festa, etc, é preciso ter uma estimativa de quantos convidados serão chamados (é aí que você começa a notar que vida de noiva não é tão boa quanto parece). Assim como não fica legal uma festa entulhada de mesas e com convidados esbarrando a todo momento, uma festa para poucas pessoas em um espaço muito grande faz o ambiente parecer vazio e deixa as pessoas dispersas, o que não é aconselhável (a não ser claro, que o casal disponha de recursos extra para alugar lounges e mobiliário para criar um clima mais aconchegante). Por isso, é recomendável saber desde o princípio o tamanho da festa, para escolher os locais ideais para a cerimônia e a recepção; sem contar que você também não perde tempo em visitas inúteis, sabendo de antemão que a casa de festas x comporta 50 convidados e você terá 300 na sua festa.

4º. Fornecedores que aparecem em revistas e que são famosos normalmente têm preço compatível com a fama, salvo raríssimas exceções. Se quiser fugir dos preços altos, mas quer alguém com referências, procure ouvir amigas que casaram há pouco tempo, ingresse em grupos de noivas e pesquise na Internet também (mas sempre com cautela). Surpreendi-me positivamente com a quantidade de informação que a gente pode encontrar por aqui. Há muita gente boa que não anuncia em revistas e faz trabalhos sérios e conta com a praticidade da rede para divulgar seus serviços.

5º. Faça questão de ter tudo registrado no contrato com os fornecedores. Se o casal não tiver muita experiência em assuntos legais, consulte alguém que entenda do assunto e converse sobre suas dúvidas. Nada deve ficar acertado verbalmente. Nada. Nadinha. Tudo no papel, cada detalhe, pois se algo der errado (Sim, uma noiva tem que se antecipar também a tragédias, desastres, desgraças e pensar em tudo o que pode sair mal!) e você precisar cobrar do profissional o cumprimento ou ir a Justiça, esse contrato será a materialidade de tudo o que deveria ser entregue/fornecido/realizado.

6º. A lista de convidados deve começar a ser elaborada com antecedência de vários meses. É preciso reunir dados de contato das pessoas, como seus nomes completos, endereço e telefones. Se você for religiosa, é a hora de se fortalecer e orar (se não for, também é preciso se fortalecer), porque você precisará de muita paciência, sabedoria e firmeza para tomar decisões importantes e realizar todos os cortes necessários. A lista de convidados é provavelmente uma das piores etapas em tudo isso e você será levada à beira da loucura. Os indícios de que isso seria algo complicado de fazer começaram a dar os seus primeiros sinais, no meu caso, no início do planejamento, por isso fui me preparando psicologicamente para o pior. Estejam preparados também para lidar com situações constrangedoras, pois diversas pessoas que você não tem intenção de chamar esperarão ser convidadas para seu casamento e até mesmo cobrarão o convite! Essas e outras situações podem tentar roubar a sua sanidade, mas não deixe...

7º. Defina prioridades. O que é realmente importante em um casamento? A resposta: espaço para a cerimônia e festa, buffet, os noivos e seus apetrechos (trajes, buquê, etc), convites (necessário, mas se o orçamento estiver apertado, não é algo no qual se deva empregar uma soma muito alta, pois em geral eles irão para o lixo!), fotografia (e/ou filmagem), bolo e doces. Praticamente todo o restante é acessório. Se você tiver isso em mente fica mais fácil resistir a muitas tentações que aparecerão durante a jornada, vocês se depararão com coisas antes inimagináveis e que lhes serão apresentadas como algo indispensável (e não são!). Talvez um dos itens menos necessários e o que mais chama atenção dos noivos sejam as lembrancinhas. A tentação de distribuir uma infinidade de itens com a marca do casal é grande, mas não é algo no qual valha à pena gastar uma parte significativa do orçamento. No caso de decidirem distribui-las, prefira lembrancinhas comestíveis como os bem-casados, amêndoas, macaroons, etc., que são mais em conta e todos gostam. Sapos estão na moda agora, mas se não tiver no seu casamento, ninguém sentirá falta.
O que é imprescindível mesmo é não exagerar na ânsia de economizar para poder ter todos os itens apresentados pelos fornecedores e acabar perdendo a qualidade do total... Não descuide de itens como buffet, fotografia e bolo, que são importantes. Economize em lembrancinhas ou em extras, como brindes de pista, que já estão batidos.

8º. Organização é fundamental. Somos noivas que trabalham, estudam e têm outros afazeres além do casamento e, por isso, não podemos perder tempo ou deixar acumular tarefas. Organize-se: compre uma agenda, anote cada compromisso, faça um fichário com todas as ideias para o casamento, guarde em uma pasta cada contrato, etc. Gostou de algo na Internet e quer tê-lo como referência depois? Salve em uma pasta específica - eu criei dentro da pasta "casamento", subpastas como "decoração", "convites" e "vestido de noiva". Isso facilitará seu acesso ao conteúdo.

9º. A fotografia guardará os momentos especiais desse dia que ficará na lembrança. Tanto ela quanto a filmagem registrarão tudo aquilo que se passou e que muitas vezes os noivos, em meio a todo o nervosismo e empolgação do dia, não conseguem se lembrar depois... Eu achava que não precisava de filmagem, mas fiquei surpresa com o quanto gostei dela, é muito bom rever a cerimônia, curtir cada palavra do nosso querido pastor, os nossos olhares carinhosos, a empolgação dos convidados, etc. Se não houver verba para isso, tudo bem; mas se der, vale à pena, não precisa ser a empresa mais cara e badalada, mas alguém competente que possa registrar com qualidade o seu grande dia.

10º. O orçamento foi definido? Está certinho e cobre todos os itens importantes? Então reserve uma soma que corresponda a pelo menos 10 ou 20% do montante que vocês pretendem dispender. Essa quantia extra poderá ser utilizada caso surjam aquelas situações imprevistas: como a necessidade de contratar um garçom extra, alugar um carro ou aumentar a quantidade de doces, por exemplo. Se não gastarem, ótimo, podem revertê-la para a lua de mel ou em compras para a casa nova.

Em breve, outras dicas para a sobrevivência da noiva que quer manter a sua sanidade.

Um comentário:

  1. Ai, Camila, é tanto detalhe que, vou te confessar, às vezes morro de medo de não dar conta de tudo. Mas tudo sempre vai dar certo!

    Linda, estou concorrendo a um ensaio fotográfico romântico no blog Casarei em Brasília. Será que teria como você me ajudar votando em mim aqui? Ah, tem que seguir o blog publicamente pro voto valer, ok?!

    Se quiser divulgar para seus amigos também, ficarei muito agradecida.

    Beijos e sucesso!!!

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